Aurélio Oliosi
desenho de luz e fotografia
Aurélio Oliosi é iluminador cênico, fotógrafo e produtor cultural. Vem atuando desde 1995 como criador de desenhos de luz e diretor de fotografia em espetáculos nacionais e internacionais de teatro, dança, música, clipes musicais, produtos para televisão, web e exposições de artes plásticas, além de prestar consultoria em iluminação arquitetural e produção cultural.
Principais trabalhos nos últimos anos:
-
Fotos para a capa, miolo e divulgação do CD “Caminho para o Samba” de Marcos Sacramento (turnê Europa), janeiro, 2022, Rio.
-
Projeto de iluminação e fornecimento de equipamentos e equipes para “Fim de Tarde”, 2021, dir. Haroldo Costa. Teatro João Caetano, Rio, 2021.
-
Produção de material audiovisual para Pallas Editora, Pallas Mini e FFW Editora. Série de vídeos. Rio, 2021.
-
Direção e produção do clipe “Eu quero seguir” de Laura Lagub. (2021).
-
Diretor de fotografia e iluminação do espetáculo audiovisual "Helena e seu ventríloquo" - Movilidad para músicos do edital Ibermúsicas. (2021).
-
"Do Palais a Paris – 100 anos dos Oito Batutas", iluminação e produção de série de shows para o Centro Cultural do Banco do Brasil (MG, RJ, SP), parceria com a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e Giz em Cena Produções para (2019/ 2020).
-
"Villa + 60", iluminação e produção para Caixa Cultural Brasília. Com Jaques Morelenbaum e Duo Gisbranco, Brasília, novembro 2019.
-
Produção, direção de palco e iluminação para Festival de Corais de Catanduva (SP), para o Conservatório Santa Cecília. (2019/ 2021)
-
Iluminação dos shows da cantora Simone Mazzer (2015 – 2020).
-
Iluminação para MBP Eva (FUNDAÇÃO EVA KLABIN RAPAPORT). (2015 – 2019)
-
Produção, Direção Geral e Direção de Fotografia do DVD “Nilze Carvalho – 40 anos”, ao vivo. (2018).
-
Iluminação e fotografia “Férias no CCBB” – evento multidisciplinar para Centro Cultural do Banco do Brasil (2017).
-
Suporte de produção e técnica para inúmeros espetáculos, shows, séries televisivas e eventos.
-
Produção da Peça “Vem com Smigol” - no Teatro dos Grandes Atores (2018).
-
Produção e serviços de iluminação para FestVilla (ASSOCIAÇÃO DE MÚSICOS DOCENTES E AMIGOS DA ESCOLA DE MUSICA VILLA-LOBOS), RJ (2018 - 2019)
-
Produção de espetáculo e palestra para GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A (2018)
-
Produção de espetáculo e iluminação para Abertura Agosto Solidário Unimed Rio (2017)
-
Fotografou e dirigiu o vídeo dos concertos “Madrigal Contemporâneo” (BNDES) e “Coral Brasil Ensamble” (Escola de Música da UFRJ), e produziu a luz dos projetos “O Rio de Edu Krieger” e fotos do “Encontros Virtuais” - CCBB Rio e Brasília (2015).
Desenhou a luz para o show “Eclético” do cantor/ ator Tiago Abravanel (2014).
Dirigiu e fotografou os clipes dos grupos Tresvarios, Mulheres de Hollanda e São Vicente a Cappella (2014).
No CCBB de Brasília e Belo Horizonte a empresa foi responsável pela iluminação de “Caymmi, quando se dança todo mundo bole”, com Danilo e Alice Caymmi, Teresa Cristina, Bem Gil, João Cavalcanti e Camila Costa (2014).
Foi o responsável pela direção de fotografia do curta “Correnteza” (2013), com direção de Léo Almeida; pela fotografia e direção do vídeo release da cantora Maria Thalita (2013); pela luz, registro de vídeo e fotografias do projeto “Brasil Vocal” no CCBB – Rio, direção de Carlos Belém (2012 à 2015).
Desenvolveu o projeto de iluminação arquitetural e cênica para o Garden Party (casa de eventos, Rio de Janeiro) e para a Igreja de São Judas Tadeu em Icaraí, Niterói (2013).
Iluminou as exposições do artista plástico Ronaldo Rego, no Museu Nacional de Belas Artes – RJ, e do fotógrafo César Barreto, também no MNBA (2013).
A Farolcine realizou o projeto de luz da exposição vinda da Itália, “Redescobrindo Pompeya, os encantos da Stabiae” na UERJ (2012).
Criou a luz para o show “Brasov e Camila Costa: Macalé 6.9” com Jards Macalé, na Caixa Cultural Rio (2012).
Foi responsável pela direção de fotografia do clipe “De natal 2012” dos Gó Gó Boys (2012) e dos clipes “Se você me ouvisse” e "Sururu no Japão" do grupo Sururu na Roda (2011); foi responsável ainda pela luz do show de lançamento do CD do grupo no Teatro Rival (2011).
Desenhou a luz do projeto “MP A y B”, de Mario Sève no CCBB – Rio (2011).
Foi Diretor de Fotografia da mini série para televisão portuguesa “Curto-Circuito” produzida pela Arte 6, em Lisboa com direção de Thais de Campos (2002).
De 2001 a 2010 criou a luz para diversos projetos entre França e Portugal, entre eles, “Senhor das Flores” (2004), espetáculo estrelado por Jonas Bloch, com direção de Caco Ciocler, no Teatro Ibérico, em Lisboa.
Criou a luz de “Mão na Luva” (2005), “Cenas Suburbanas” (2006), “Espírito da Poesia” (2007) e “Viver é Raso” (2009), com a Companhia de Actores de Portugal, em Lisboa.
Com o Centro Teatral e Etc e Tal foi o iluminador dos premiados “Fulano e Sicrano”, “O Macaco e a Boneca de Piche”, “Victor James”, “Branca de Neve?”, “No Buraco” e “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, tendo recebido vários prêmios de melhor iluminação em diversos festivais brasileiros pelos trabalhos realizados para esta companhia.